Futebol Equilibrio RR

"BUSCA IDENTIFICAR, CORRIGIR E
MANTER O EQUILÍBRIO DA ESTRUTURA
DE UMA EQUIPE DE FUTEBOL"
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
MARCANDO PRESENÇA

ANÁLISE SWOT

Análise desenvolvida por dois professores de Harvard Business School (Kenneth Andrews e Roland Christensen), tem como objetivo maximizar os pontos fortes para o melhor aproveitamento das oportunidades, criar barreiras para potenciais ameaças e reduzir os seus pontos fracos.

O termo SWOT é uma combinação das primeiras letras das palavras (em inglês) Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), e referem-se ao ambiente interno da organização, passível de ser controlado e Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) que tratam dos aspectos externos e "incontroláveis" para a organização.

 

Análise SWOT é uma ferramenta excelente para analisar as forças e fraquezas internas de uma organização, e as oportunidades e ameaças externas que surgem como conseqüência.

  • S (Strengths) = Forças, pontos positivos. Cumprir com os objetivos.
  • W (Weaknesses) = Fraquezas, pontos negativos. Podem afastar a conquista dos objetivos.
  • O (Opportunities) = Oportunidades. Para conseguir cumprir seus objetivos.
  • T (Threats) = Ameaças. Impedir a realização do plano traçado.

 

Utilizar este conceito de ferramenta em um ambiente de futebol profissional, proporciona a base para o planejamento, execução, avaliações e tomada de decisões da equipe multidisciplinar.

Sua importância no apoio à formulação de estratégias deriva de sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas, bem como de possíveis linhas de ação.

Antes de iniciar uma análise SWOT, é necessário clarificar os objetivos que se pretende alcançar, que no caso do futebol seria otimizar o trabalho do treinador de futebol profissional através da comunicação, informação e interação da equipe multidisciplinar, buscando eficácia nos resultados através da tomada de decisões.

Análise SWOT deve ser feita e interpretada de forma integrada, conjugando os elementos da análise interna e externa, para que o diagnóstico que dela resulta, seja viável e constitua uma fonte de informação e suporte adequado às necessidades estratégicas do treinador.

 

Ambiente Interno

O ambiente interno pode ser controlado pela equipe multidisciplinar, já que é resultado de estratégias de atuação definidas pela equipe. Desta forma, quando se percebe a existência de um ponto forte, deve-se destacá-lo ainda mais, contudo a de um ponto fraco deve-se agir para minimizar o seu efeito e transformá-lo em ponto forte.

 

Ambiente Externo

As mudanças no ambiente externo podem representar oportunidades ou ameaças ao desenvolvimento do plano estratégico de um treinador.

 

Avaliação do ambiente externo

O ambiente externo está totalmente fora de controle da equipe Multidisciplinar. Mas isso não significa que não seja útil conhecê-la, porque apesar de não podermos controlá-la, podemos monitorá-la, ou seja, procurar aproveitar as oportunidades de maneira mais ágil e eficiente, e evitar as ameaças enquanto for possível.

A avaliação do ambiente externo costuma ser dividida em duas partes:

 

Fatores Macroambientais

 

  • Questões demográficas (torcida), econômicas (renovação de contrato), tecnológicas, políticas (clube), legais (STJD, Doping), etc.

 

 

Fatores Microambientais

 

  • Família, patrocinadores.

 

 

Oportunidades e Ameaças

 

  • Oportunidades
  • Aumento do poder de compra de novos jogadores disponíveis no mercado;
  • Premiação (vencer a partida).
  • Implantação de um centro de treinamento.
  • Escolha de um parceiro em potencial

 

Ameaças

  • Mudanças no calendário desportivo;
  • Redução no poder de compra e renovação de contrato de jogadores;
  • Campos de treinamento em más condições (grama alta, terreno duro);
  • Empresários de jogadores;
  • Mudanças nos Padrões de jogo devido a variações climáticas (chuva);
  • Falta de recursos de materiais (o patrocinador não entrega material no tempo hábil);
  • Altitude são problemas que desestabilizam o conjunto da equipe.

 

Uma coisa é perceber que o ambiente externo está mudando, outra, é ter competência para adaptar-se a estas mudanças (aproveitando as oportunidades e/ou enfrentando as ameaças).

 

Benefícios da análise SWOT

Integração

Habilidade de integrar e sintetizar tipos diversos de informações, quantitativas e qualitativas das equipes interdisciplinares e Multidisciplinares.

 

Colaboração

Habilidade de estimular a colaboração entre as equipes Interdisciplinares e Multidisciplinares

Depois de realizado uma análise SWOT, a equipe Multidisciplinar pode estabelecer:

 

  • metas de melhoria das informações que tenham sido prioritárias e de baixo desempenho;
  • metas relacionadas à forma de atuação no que diz respeito ao aproveitamento de oportunidades;
  • quais as ações que serão importantes para evitar os efeitos de eventuais ameaças;

 

A equipe Multidisciplinar precisa identificar com precisão quais são as variáveis mais importantes a serem avaliadas para atingir os objetivos.

 

Aplicação da Análise SWOT

 

Equipe Multidisciplinar e a Analise SWOT

 

Transformar uma ameaça em ponto forte

Uma ameaça, um fator externo (Extrínseco), pode afetar o desenvolvimento de uma equipe multidisciplinar quando a mesma não estiver interagindo adequadamente. Necessariamente uma ameaça, não é uma má noticia, pois pode provocar o aparecimento de pontos fortes. Para isso, a equipe multidisciplinar deve explorar e retirar benefícios desse fator externo.  Por exemplo, o campo de jogo do adversário está em más condições para pratica do futebol, principalmente no seu meio de campo. O auxiliar técnico tem a função de conhecer e detectar possíveis ameaças externas dos adversários, inclusive o campo de jogo. Ele informa ao treinador e a equipe multidisciplinar sobre as más condições do campo e de possíveis lesões de seus atletas. Com essas informações, o treinador usa estratégias de acordo com a característica de cada jogador para tornar essa ameaça um ponto forte usando as melhores partes do campo.

 

Ligação entre força e ameaça - Análise SWOT

 

Exemplo de seqüência de análise SWOT - Fadiga Muscular / Suplementação

 

Exemplo de seqüência de análise SWOT - Problemas Psicológicos / Preservar o Atleta


A estrutura de informações compartilhada de forma correta e análise SOWT consciente, entre a equipe multidisciplinar de futebol profissional, favorece a tomada de decisão do treinador, fortalece a escolha da espinha dorsal da equipe, gera o equilíbrio estrutural eficiente e conseqüentemente evoluem para os resultados esperados, como a conquista de títulos. Porém, a estrutura do gerente de futebol, tem que estar próxima ao treinador. Essa interação e comunicação oferecem ao treinador informações importantes sobre os atletas, tais com: dados contratuais (vencimento e alteração contratual), aspectos disciplinares (cartões), despesas de viagem e hospedagem, tabela de jogos, classificação do time, premiação, previsão de pagamento, STJD, justiça do trabalho, renovação, busca e viabilidade por atletas da base ou não a pedido do treinador e previsão do tempo em relação aos treinos e jogos. Com essas informações sendo compartilhadas com o treinador pela gerência de futebol do clube, as decisões estratégicas do treinador de futebol se tornam mais precisas e eficientes, inclusive nas contratações de jogadores.

 

OUTROS ARTIGOS



See this site in your language.